Dinheiro e Finanças

Fundos Imobiliários – o que são

O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é uma comunhão de recursos destinados à aplicação em ativos relacionados ao mercado imobiliário. Esta é a definição encontrada no site da B3, a bolsa de valores brasileira.

fundos de investimento imobiliario

Em uma explicação um pouco menos técnica, diz se que Fundos Imobiliários são um tipo de fundo de investimento em que se aplica em empreendimentos imobiliários, como shoppings, hospitais e prédios comerciais ou ativos relacionados, como CRIs. Ao adquirir cotas de FIIs você se torna um dos “donos” desse imóvel, recebendo rendimentos dos aluguéis.

Como funcionam Fundos de Investimento Imobiliários?

As construtoras financiam suas obras como uma gestora, que divide parte do imóvel em cotas do Fundo. Cada dono de cotas recebe um valor proporcional dos aluguéis, que é o rendimento do Fundo. Além desse rendimento, o investidor pode ganhar vendendo as cotas por um preço mais alto que o preço de compra.


Como investir em FIIs?

Isso vai variar bastante, de acordo com a plataforma ou banco utilizado, mas basicamente você vai fazer uma compra de cotas do fundo escolhido, e então acompanhar o mercado, para receber os dividendos, ou seja, a sua participação nos lucros, Vale ressaltar que nem sempre os fundos vão ter lucro, então é melhor acompanhar como anda a saúde do fundo escolhid, o histórico de rentabilidade e pagamento dos dividendos.

Uma das maiores vantagens do investimento em fundos imobiliários é que na maioria das plataformas ele é livre de taxas, e também não há dedução de impostos.

Saiba mais sobre Fundos Imobiliários: https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/fundos-de-investimento-imobiliario-fii.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *