Dinheiro e Finanças

Fundos de investimentos: Um guia completo

Os fundos de investimento são uma opção capaz de agradar diversos perfis de investidores. De um lado, eles são simples – e, por isso, adequados para quem está querendo sair da poupança e começar a fazer aplicações mais rentáveis. De outro, há fundos sofisticados, para quem já está habituado ao mercado financeiro.

fundos de investimento guia

Não são poucos os brasileiros que já perceberam as vantagens – entre elas a gestão profissional da carteira e possibilidade de diversificar os investimentos mesmo para quem tem pouco dinheiro.

No país, os fundos somam patrimônio de quase R$ 5,2 trilhões, segundo dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) levantados em agosto de 2019.

O que são Fundos de Investimento?

Fundos são uma espécie de “condomínio” de investidores. Eles reúnem os recursos de diversas pessoas, para que sejam aplicados em conjunto no mercado financeiro e de capitais. Os ganhos obtidos com as aplicações são divididos entre os participantes, na proporção do valor depositado por cada um.

A soma do dinheiro dos investidores forma o patrimônio do fundo, que é aplicado por uma instituição ou profissional (gestor). As decisões sobre o que fazer com os recursos devem obedecer objetivos e políticas predefinidos. Os investimentos podem ser bem-sucedidos ou não – e isso determinará a valorização ou desvalorização das cotas dos fundos.

Saiba mais sobre fundos de investimento: https://www.infomoney.com.br/guias/fundos-de-investimento/#guia-como-funcionam-fundos-de-investimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *